Saturday, June 14, 2014

Dicas para a mudança

Eu ando numa de me organizar em tudo. Quando morava com minha mãe eu não era tão fã de organização, mas ao morar sozinha isso virou meio que questão de sobrevivência. É tão sério, que eu comprei um caderno, separei por assuntos e assim organizo meu dia.

Ano passado, saí de casa e dividia apartamento com meu noivo, meu cunhado e um amigo. Porém, as coisas mudaram e resolvemos arruamar um apartamento apenas para a gente (eu e o Fer, no caso!). Na hora da mudança, claro, também queria fazer tudo direitinho e busquei algumas "instruções" pela internet. Achei bacana escrever aqui como eu preparei tudo, e ajudar futuras meninas e meninos que pretendem se mudar nos próximos dias.

image

Separando suas coisas em caixas
Essa parece ser a parte mais divertida, mas acaba sendo a mais chata. Eu e o Fer tiramos TUDO do guarda-roupa e vimos o que iria em caixas, em mala, em mochila (uso mais pessoal), etc etc. Duas coisas que você precisa ter em mente é:

1) você precisa de caixas, muitas caixas;
2) você também vai precisar de muitos metros de fita adesiva.

Eu preferi separar tudo por "categorias", tipo "cozinha", "roupas", e tal. As roupas de inverno, que eu não vou usar agora, coloquei em caixas de papelão, junto com bolsas. Separei uma muda de roupas para a semana da mudança, já que vai ser meio irritante abrir e fechar caixas de papelão procurando roupa antes de estar tudo arrumado - um adendo pra chuva que deu ontem e molhou toda a bolsa que eu estava usando. Tenha algo reserva de fácil acesso para imprevistos, viu?

Para conseguir as caixas, você precisa ir na cara de pau em mercados do seu bairro e pedir. Eles sempre tem e não custa nada dar algumas caixas para você. Se não derem caixas suficientes, vá em mais de um mendigar outras. Acredite, você precisará de muitas mesmo! A fita adesiva é o mesmo esquema. Compre dois, três, quatro rolos. Isso depende do volume de coisas que você tem para guardar. Para encaixotar umas 15 caixas, nós gastamos uns dois rolos e meio - pra grossura de um rolo de fita, já dá para notar que vai muita coisa, né?

Antes de colocar todas as roupas, reforce bem o fundo e as laterais da caixa com fita. Não vai ser nada legal você colocar todas as suas coisas e depois tudo cair no chão apenas pelo fato do fundo não estar bem firme. Se a caixa for pequena (e você tem como pegá-la na mão sozinha), faça isso e veja se a caixa suporta o peso colocado.

Eu marquei com canetinha permanente os números de cada uma. Em um bloquinho, marquei o número e o que tinha dentro daquela caixa. Eu poderia escrever na própria caixa (você pode fazer isso), mas como ainda não sei quem vai levar minhas coisas, não quero gritar aos quatro ventos o que eu carrego em caixas de papelão. O bom de marcar é que evitamos aquela surpresa ao abrir - ou desespero, quando não encontramos algo que queremos usar.

Telefone, internet, TV e outras pendências

Como essas coisas sempre demoram, antes mesmo de eu ter a notícia do dia que me mudaria (dependia da saída do morador do apartamento) eu já tinha ligado umas duas vezes para a operadora. Eu já tinha em mente todos os serviços que eu queria, então só precisava verificar valores e os procedimentos. É legal fazer isso para você já ir se programando.

Quando me deram uma data certa da mudança, liguei para a operadora de telefone para me tornar cliente. Tentei me programar para o dia X estar no apartamento novo aguardando as instalações. Foi algo muito simples e rápido. Com o telefone já instalado, só faltava limpar todo o apartamento e ajeitar nossas coisas. O legal é que saímos de um apartamento mobiliado, do amigo do Fernando, e nos mudamos para um com pouquíssimos móveis. É bom, pois você pode decorar a casa do seu jeito, mas no começo ficamos um pouco perdidos.

Limpeza da casa, organização das coisas

O dia oficial da mudança foi em um sábado. E o bacana é que estava chovendo MUITO - então, o entra e saí de caixas acabou atrasando um bocado. Minha mãe foi até o apartamento ajudar a limpar, enquanto eu, Fernando, meu avô e um amigo fazíamos as idas e voltas de carro com caixas. A sorte é que não tinha taaanta coisa assim. Em paralelo a isso, chegava os móveis do quarto (pelo menos, dormimos a primeira noite no apartamento novo em uma cama confortável).

Chame sua mãe, pai, avó para ajudar a limpar a casa se você precisará cuidar da mudança toda sozinha. Mas também você pode arrumar alguma diarista para fazer a limpeza para você e pode também contratar uma empresa de frete para levar suas coisas para a nova moradia.

No comments:

Post a Comment