Friday, June 13, 2014

Compras Internacionais - Por onde começar?

Essa foi a minha primeira pergunta assim que fiz o meu cartão internacional e queria fazer uma comprinha fora do país. Mas meus maiores medos eram de eu não saber calcular direito o valor (e vir a mais na fatura), do pacote não chegar, de eu ter que pagar milhões de reais em taxas, etc, etc, etc. Não sou A louca das compras, mas a maioria das coisas que eu comprei ultimamente foram virtualmente (e internacionais). Por isso achei que dividir com vocês seria bacana! :)
1) O BÁSICO - Primeiro de tudo é: sim, você tem que ter um cartão internacional. Eu cadastrei o meu no PayPal, o que facilita bastante (e você não precisa colocar todas as suas informações em sites diferentes). E também o básico é ter noções de Inglês (para saber informações do produto, tamanho, cores, etc. E, claro, caso você tenha alguma dúvida, poder conversar diretamente com o vendedor e com a loja e explicar claramente o que você quer. Caso você não domine tanto a língua, corre para tradutores como o Google Translate, que ele já ajuda!
  • Como funciona / como conseguir um cartão?
Veja com sua agência bancária as opções de cartões de crédito internacionais. As taxas de anuidade variam de banco para banco e é bacana ver isso com sua gerente de conta. Mas o esquema é o mesmo de um cartão convencional. A fatura vem na sua casa, com os valores convertidos para reais e você paga no banco.
  • Paypal
A conta no Paypal também é simples de criar. É bacana por ser uma segurança para você colocar os dados do seu cartão. Todos os dados ficam com o Paypal, que fica responsável por realizar a transação, sem o vendedor saber as suas informações de conta. O site de cadastro deles está disponível em português, então sem desculpas para não criar uma conta (e também é super rapidinho). Para criar a conta e cadastrar seu cartão é só visitar http://paypal.com.br e pronto! :) Lembrando que não tem como parcelar as compras feitas com esta ferramenta.
2) TAXAS -Todas as compras que você fizer será descontada no seu cartão. Além do valor da sua encomenda (que já será convertida para reais), vem uma taxa de IOF de Compra Internacional, que é 6,38% da sua compra. Para calcular isso, é só dividir o valor total (em dólares) por 100 e multiplicar por 6,38. Numa compra minha de US$21,63, a taxa de IOF foi $1,38. ;-)
Além do IOF, se sua compra passar de $50, você corre o risco de ser taxado. E para isso, não tem o que fazer - nem rezar, chorar, conversar e tentar convencer o carinha dos Correios que você não tem dinheiro para pagar. Geralmente, eles cobram 60% do valor total da compra e mais algumas taxas (de 20%, eu acho. Não tenho certeza). Sei que é um valor ALTÍSSIMO de taxas alfandegárias que você TEM que pagar e pronto. Uma vez, recebi um press-kit da Sigma. Quando chegou, recebi uma carta na minha casa me informando que eu tinha sido taxada e que eu devia ir até a Agência dos Correios onde ela estava para pagar e retirar. Minha sorte foi que eu não comprei os produtos, se não meu gasto seria fenomenal - comparado com a quantidade de produtos que tinha ali. A taxa foi em torno de R$198 e doeu bastante ter que pagar tudo isso para a Receita Federal. Mas como falei ali, é o único jeito.
3) FRETE - Para fazer compras internacionais, o principal é ter paciência. Tem algumas encomendas super rápidas, mas eu também já esperei meses para receber algo - principalmente se vier da China. Na hora da compra, você tem a opção de frete, se você optar pelo mais barato (USPS First Class Mail International) você não terá o rastreamento dele no Brasil e ele demora alguns meses. O USPS Priority Mail Internationalpossui rastreamento no Brasil e DIZEM que corre mais risco de ser taxado (nunca pedi nada por este tipo de frete, então não tenho muito o que comentar). Os comentários na internet é que poucas encomendas são taxadas enviadas pelo First Class, mas isso não pode ser regra, já que não sabemos qual o critério de taxas que a Receita Federal usa.
Os fretes do tipo DHL e FEDEX não são entregues pelos Correios. São empresas que fazem serviços de entregas express. Esse é bem certo que você será taxada, mas a encomenda virá rápido.
3) QUALIDADE E LOJAS CONFIÁVEIS - Já me arrisquei em algumas lojinhas virtuais internacionais e vou indicar aqui para vocês. A maioria das coisas que eu compro são roupas/acessórios na SammyDress, acessórios do celular no MiniInTheBox, makes na Brigette’s Boutique eCherry Culture e óculos, bolsas, coisinhas pro cabelo, etc etc etc no Ebay. O Ebay é o que você precisa ser atento no tipo de oferta e no vendedor. Também é bom garimpar as coisas ao invés de fechar com o primeiro que você encontrar. Muitos dos artigos do Ebay tem Free Shipping e muita gente nem percebe. Vale prestar atenção nisso!

No comments:

Post a Comment